
RECOMENDAÇÕES GERAIS: SOBRE CUIDADOS E DÚVIDAS PARA PACIENTES PORTADORES DE GLAUCOMA EM TEMPOS DE QUARENTENA PELO COVID-19
- NÃO existem evidências até o momento de que os colírios utilizados para o tratamento do glaucoma podem influenciar na infecção pelo coronavírus.
- NÃO existem evidências até o momento de que medicações utilizadas para o tratamento da infecção pelo coronavírus possam influenciar na evolução do glaucoma.
- Mantenha o uso regular de todos os seus colírios. Obedeça aos horários estabelecidos pelo seu médico.
- A pressão intraocular NÃO costuma apresentar variações significativas em um curto espaço de tempo em pacientes em uso regular dos colírios. Sendo assim, NÃO existe necessidade de ir a serviços de pronto atendimento somente para medir a pressão. FIQUE EM CASA.
- Evite sair de casa para comprar seus colírios ou qualquer medicação. Dê preferência ao serviço de entrega a domicílio das farmácias, evitando assim exposição desnecessária. Clique aqui e conheça as lojas virtuais integradas ao viver+.
- Cuide bem da sua saúde em geral. O bom controle do diabetes, da pressão arterial, entre outros, é essencial nesse momento.
- Lave bem as mãos antes de instilar o/os colírio/os.
- Informações sobre o glaucoma estão disponíveis no link: sbglaucoma.org.br/material-informativo
Clique e acesse as farmácias virtuais integradas ao viver+
Fonte: Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) - Março/2020